segunda-feira, 12 de maio de 2008

Reflexão do texto do Moran

MORAN, José Manoel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e medição pedagógica. 3ª Edição. São Paulo: Papirus. 2001. p.11-63



1.O que você conservaria e o que mudaria na Educação atual?

Não sei até que ponto eu pensaria em conservar o modelo de educação hoje. Pois na minha visão está muito distorcido, os professores, e as escolas estão confundindo muito a avaliação, e os caminhos que seus alunos percorrem para chegar ao conhecimento.

Ao meu ver deve-se valorizar a construção que cada alunos faz para construir seus conhecimentos, e assim sendo, o professor deve ser mediador dessa construção, envolvendo a direção, e inclusive os pais, que não sabem mais seu papel.
Os pais, é outro foco que deve ser resolvido para buscar uma integração, é preciso dar informações à eles, para que participem da construção da autonomia de seus filhos.

Muitos conceitos envolvem uma boa educação e o principal deles é o respeito; respeito aos professores, aos alunos, aos pais, diretores...

A nova geração está confusa, pois as famílias estão diminuindo, os pais precisam trabalhar mais, não estando presentes na educação de seus filhos. Exemplo de falta de presença é trabalhar de domingo a domingo até altas horas.

Tem um ditado... não sei bem se é um ditado, ou se virou um... As pessoas constumam ter o que merece... Se pararmos para pensar, o mundo está do jeito que está porque todos estão colaborando para isso, e se trabalho no domingo... e muitas vezes sem remuneração... é porque não luto por meus direitos... mas isso fica para outra história... acho que acabei me empolgando.

Voltando a resposta...

Como diz Moran em seu texto uma educação de qualidade é diferente de um ensino de qualidade. Hoje as escolas se preocupam muito com o ensino de qualidade e esquecem de educar.

A educação nada mais é do que a troca constante de conhecimentos entre professores e alunos. E para isso, é necessário mudança, urgente, no processo ensino aprendizagem, a fim de integrar uma visão inovadora, que envolva a tecnologia.

Nas palavras de Moran "Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade" para que esses individuo possa modificar a sociedade em que vive.

Creio que para uma boa educação é preciso a participação de todos; pais, alunos, professores e os senhores governadores; de todos, mesmo!!!


2.Dê um exemplo de cada tipo de processamento de informação: lógico-sequencial, hipertextual e multimídico (explicando);

Cada individuo se expressa de várias maneiras, dependendo do seu contexto histórico sócial. Ou seja, cada individuo escolhe a maneira de se expressar, dependendo dos seus objetivos, do meio onde vive e de sua faixa etária.

Uma das maneiras mais habitual segundo Moran é o processamento lógico seqüencial, que se espressa pela linguagem falada e escrita, onde o individuo constrói o sentido aos poucos em seqüência espacial ou temporal.Tanto a escrita quanto a leitura dependem das habilidades de fazer julgamentos, estabelecer comparações, relações e de comunicá-los aos outros. Esse processamento envolve objetivos mais definidos.

Em outros momentos processamos a informação de forma hipertextual, contando estórias, relatando situações que se interconectam, se ampliam, que nos levam a novos significados.
Trata-se da comunicação “linkada” por vários nós interconectados. Esse processamento é voltado para a pesquisa.


Mas atualmente, processamos cada vez mais as informações de forma multimídica, colando partes de textos de várias linguagens superpostas simultaneamente, que compõem um mosaico impressionista, na mesma tela e que se conectam com outras telas multimídia. A leitura é cada vez menos seqüencial. As conexões são tantas que o mais importante é a visão ou leitura em “flash”, no conjunto, uma leitura rápida, que cria significações provisórias, dando uma interpretação rápida para o todo e que vai completando-se com as próximas telas, através do fio condutor da narrativa subjetiva: dos interesses de cada um, das suas formas de perceber, sentir e relacionar-se. Esse processamento disponibiliza respostas instantâneas.

3.Qual a diferença entre informação e conhecimento?

Informação significa resultado do processamento, manipulação e organização de dados de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe, ou seja, a informação é recebida pela forma de dados, e torna-se informação quando o receptor consegue entender e associar ao seu conteúdo.

O conhecimento é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não, ou seja, pela informação o individuo internaliza e após vivenciar seu objetivo, traz o conhecimento.

Portanto o conhecimento não pode ser apresentado, pois assim seria informação, o conhecimento precisa ser internalizado, vivenciado.

Nenhum comentário: