domingo, 24 de agosto de 2008

2ª Aula - 14 de agosto




Hoje não houve aula... Mas assistimos uma palestra... Que nos trouxe novos conhecimentos.


FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO PARA O PENSAR.

Profª. Luciana Cristina K. Lorenzoni.

Esta palestra vinculou as idéias de Lipman com a de Perrenoud, no qual reflete sobre um ensino educacional, onde participe professor e aluno, numa troca de ensinamentos, buscando assim, formar alunos crítico, criativos e cuidadosos. E na defesa dos quatro pilares da Educação, pois, tanto Lipman, quanto Perrenoud, defendem o aprender a pensar

Para Matthew Lipman o diálogo é o meio pela qual essa troca se realiza:

"A conversa movimenta-se como uma gangorra entre os protagonistas, porém a conversa em si não se movimenta (...) O diálogo é uma caminhada, onde nos movimentamos para frente através de constantes desequilíbrios. Cada passo adiante possibilita um passo para frente; no diálogo, cada argumento evoca um contra-argumento (...) Uma conversa é uma troca de sentimentos, pensamentos, informações, interpretações. Um diálogo é um exame, uma investigação, um questionamento” (Lipman, O Pensar na Educação, p. 336).

Para Perrenoud a abordagem por competências considera os conhecimentos como ferramentas a serem mobilizadas conforme as necessidades, a fim de que se possa resolver determinadas situações-problema apresentadas na escola, no trabalho e fora dele. É, pois, a capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem limitar-se a eles. Nesse conceito que Perrenoud envolve a tecnologia na formação do individuo.

“...formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, e representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação” (PERRENOUND, 2000, p.128).


O que quero dizer, é que temos muitas teorias de como ensinar e pensar a educação, as vezes chega até ficar confuso tantos pensamentos. Mas para desembaralhar tudo isso, é só pensarmos: que mundo queremos construir, e que tipo de pessoas queremos que continue construindo o mundo.

O professor tem esse papel: deixar o ensinamento de que pensar é a solução, e que somente pensar não levará a lugar nenhum, se não houver troca (dialogo), e para haver troca, não basta apenas se comunicar dentro de uma sala de aula, é necessário também fazer parte dos novos meios de comunicação (tecnologia), dessa forma estaremos caminhando para esse mundo tão sonhado.

Os quatro pilares da Educação não foram construidos a esmo.

  • Aprender a conhecer: a educação deve levar a pessoa a desenvolver a capacidade de exercitar a atenção, a postura e o olhar críticos para poder dispor de uma cultura geral vasta;

  • Aprender a fazer: desenvolver competências que viabilizem as realizações e construções, especialmente no campo profissional, uma competência cada dia mais requisitada em oposição à noção mais simples de pura qualificação profissional.

  • Aprender a conviver: escola deve realizar projetos comuns, passando conhecimentos de interdependência de todos os seres, de cooperação (e não competição), dando bases para que as pessoas saibam conviver com as diferenças;

  • Aprender a ser: voltado ao desenvolvimento da identidade, do autoconhecimento, do fortalecimento da auto-estima para que, mais consciente de si, o indivíduo possa definir e construir o seu projeto de vida, o seu destino.



Para ver o trabalho de Lipman acesse:

http://www.cbfc.com.br/

Nesse site você encontra o material didático que foi apresentado na palestra, e trabalhos sobre a Filosofia do pensar, muito legal!!! Há! Também tem agenda para cursos, por enquanto este ano, não tem nenhum curso agendado, o último foi em julho, mas vale consultar.


Para saber um pouquinho da vida de Matthew Lipman:

retirado de: ideiaseideais.blogs.sapo.pt/arquivo/pensament...

Nenhum comentário: